Google perde disputa na justiça por roubo de patentes da marca Sonos.
- Ideias Marcas & Patentes
- 17 de fev. de 2022
- 1 min de leitura

A necessidade de proteção de uma invenção é algo cada vez mais importante para empresas de todos os tamanhos, especialmente em um mercado globalizado e cada vez mais competitivo.
Um artigo publicado no TechCrunch, sobre o caso envolvendo a gigante de tecnologia Google e a empresa de áudio Sonos, confirma essa necessidade. Em 6 de janeiro, a gigante das buscas perdeu uma disputa na Justiça, após roubar pelo menos cinco patentes da marca Sonos. Como resultado, a Comissão de Comércio Internacional dos EUA proibiu o Google de importar alto-falantes com Assistente nos Estados Unidos.
O registro não impediu o roubo, mas serviu de comprovação de que a propriedade da invenção era da empresa Sonos, o que tornou possível a indenização pelos danos (patrimoniais e morais), pelo uso indevido da Google.
Muitas big techs atacam o sistema de patentes de propósito para dificultar a vida de inovadores e impedir a entrada no mercado.
Contudo, cada vez mais empresas pequenas estão se posicionando e processando as
techs. Isso acontece porque, nas audiências dos processos, os argumentos das grandes companhias se repetem e são facilmente refutados por não apresentarem provas concretas.
Para além das patentes e das marcas, o design de um produto também pode ser protegido através de um registo de desenho ou modelo.
Comentários