Licenciamento
- Ideias Marcas & Patentes
- 5 de abr. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 26 de abr. de 2023
Vamos falar sobre Licenciamento?

Licenciamento é uma estratégia de marketing que consiste em autorizar o uso de determinadas imagens, marcas e itens de propriedade intelectual com o fim de comercialização de produtos.
Essa prática pode trazer benefícios tanto para os licenciadores, que ampliam a visibilidade e o valor de suas marcas e personagens, quanto para os licenciados, que agregam valor e diferencial competitivo aos seus produtos.
Por que importa?
Porque o mercado de licenciamento no Brasil é um dos 6º mais importantes do mundo, com um faturamento previsto para 2023 de R$ 16 bilhões de reais, são cerca de 500 empresas que trabalham com licenciamento de marcas e personagens.
De acordo com a Associação Brasileira de Licenciamento (ABRAL), o setor de vestuario é quem mais explora este tipo de contrato. Outro setor que vem se beneficiando deste tipo de negocio é a cultura pop.
Mas calma.
Não são esses setores, o licenciamento abrange diversos outros segmentos, como design, alimentos, bebidas, utilidades domésticas, entre outros.
Entretanto, para firmar um contrato de licenciamento, antes a marca ou personagem licenciados, OBRIGATORIAMENTE, precisa estar registrado nos órgãos competentes.
Para utilizar o licenciamento de marca e personagens, é preciso seguir alguns passos, como: escolher uma marca ou personagem que tenha afinidade com o seu público-alvo e com o seu produto; negociar os termos do contrato com o licenciador ou agente; desenvolver os produtos seguindo as orientações e aprovações do licenciador; divulgar os produtos licenciados em seus canais de comunicação; pagar os royalties ao licenciador conforme o acordado.
A marca registrada é um bem econômico que pode gerar vantagens, por isso, e importante investir na criação e gestão de marcas, protegendo-as de possíveis ameaças e aproveitando as oportunidades do mercado.
Comentarios